Crase
Preposição mais artigo feminino
Ex. Refiro-me a garota.
a mais a
a
aquele diretor
Obedeço aquilo
Ø VERBOS
- Tempos;
- Modos - (Formas Nominais);
- Vozes;
- Pessoa do discurso;
Os modos podem ser:
1. Indicativo = situação real;
2. Subjuntivo = Situação Hipótese;
3. Imperativo = Situação de Ordem;
Os tempos podem ser:
1. Presente (agora) – estudo;
2. Passado = Pretérito (perfeito (ontem), imperfeito (antigamente) e mais que perfeito (fizerá, terminados em Ra) – estudaria;
3. Futuro (Presente = certo (estudarei) e Pretérito = incerto (estudaria)) - estudara;
Ø MODO SUBJUNTIVO
PRESENTE | IMPERFEITO | FUTURO |
Que eu estude | Se eu estudasse | Quando eu estudar |
Ø MODO IMPERATIVO
PRESENTE INDICATIVO | IMPERATIVO AFIRMATIVO | PRESENTE SUBJUNTIVO |
Eu estudo Tu - a/as/amos Vós – ais/am
| EstudaTu Estuda vocês Estudemos nós Estudai vós Estudem vocês | Que eu estude es/e/emos/eis/em |
Ø IMPERATIVO NEGATIVO
- Não estudes tu
- Não estude você
- Não estudemos nós
- Não estudeis vós
- Não estudam vocês
Ø FUTURO DO SUBJUNTIVO
- Quando eu estudar
- Quando eu estudares
- Quando ele estudar
- Quando nós estudarmos
- Quando nós estudardes
- Quando estudarem
Ø INFINITO PESSOAL
- Estudar eu
- Estudares eu
- Estudar ele
- Estudarmos nós
- Estudardes vós
- Estudarem eles
Ø FORMAS NOMINAIS
- Infinitivo impessoal = Estudar
- Gerúndio = estudando (é a idéia de continuidade da ação, estarei depositando o seu salário hoje a tarde, entende-se que serão feitos vários depósitos até que se complete o valor) – Deve ser utilizado em últimos cargos.
- Particípio = estudado
Ø VOZES – VERBAIS
- Voz Ativa – O menino quebrou o copo
- Voz Passiva – O copo foi quebrado pelo menino
- Voz Reflexiva – Ele olhou-se no espelho (ele pratica e recebe ações, mas sem reciprocidade)
- Voz Reflexiva recíproca – Eles abraçaram-se com carinho (são ações de reciprocidade - aperto de mãos por exemplo = um tem que retribuir o outro)
Ø PESSOAS
- Eu/Tu/Ele = Pessoas do Singular
- Nós/Vós/Eles = Pessoas do plural
Ø PRONOMES PESSOAIS
CASO RETO | CASO ÁTONO | CASO OBLÍQUO TONICOS |
Eu | Me | Mem, comigo |
Tu | Te | Ti, contigo |
Ele | Se – o/a/lhe | Si, consigo |
Nós | Nós | Conosco |
Vós | Vós | Convosco |
Eles | SE – os/as/lhes | Se, consigo |
- Próclise – antes do verbo
- Ênclise – Após o verbo
- Mesóclise – No meio da forma verbal
Ø PRETÉRITO PERFEITO (ONTEM)
ESTUDAR
- Eu estudei
- Tu estudaste
- Ele estudou
- Eles estudaram
- Vós estudastes
- Eles estudaram
VER
- Eu vi Vim
- Tu viste Vieste
- Ele viu Veio
- Nós vimos Viemos
- Vós vistes Viestes
- Eles viram Vieram
EXEMPLO: *Quando me vir acene.
Ø REGRA
ESTUDARAM – M = ESTUDARÁ – Pretérito mais que perfeito do indicativo
ESTUDARAM – AM= ESTUAR – Futuro do subjetivo
ESTUDARAM – RAM + SSE = ESTUDASSE – Imperativo do subjetivo
Ø ÊNCLISE, PRÓCLISE E MESÓCLISE
- COLOCAÇÃO PRONOMINAL:
- Ênclise: ligue-me depois; (Após o verbo);
- Próclise: não se preocupe; (Antes do verbo)
- Mesóclise: Preocupar-me-ia tal fato.
Ø REGRAS DE USO DA ÊNCLISE
- No início de oração; Exemplo: Parece-me que a eliminação deste parágrafo evitaria a ambigüidade apontada pelo doutrinador;
- Com as formas verbais do infinitivo impessoal, do imperativo e do gerúndio: Exemplo: A) Infinitivo: Cumpre ajustar-se as diretrizes, tendo em vista alcançar os objetivos propostos; B) Imperativo: Cala-te, ou sofrerás as conseqüências de tuas palavras! C) Gerúndio: Entendendo-se que o princípio da função social do contrato traz a possibilidade de revisão contratual...
Ø REGRAS DE USO DA MESÓCLISE
- Quando estiver no futuro simples do presente ou do pretérito do indicativo; Exemplo: Diante da noção de incorporação imobiliária, cabe frisar que, na maior parte dos casos relativos a este contrato especificamente, estar-se-á diante de uma relação de consumo;
- Exceção: Se antes do futuro do presente ou do pretérito houver palavras ou expressões que provocam a próclise, então não se colocará o pronome na posição mesoclítica, e sim na proclítica; Exemplo: Nada lhe direi, embora me obrigues;
Ø REGRAS DE USO DA PRÓCLISE
- Diante de palavras ou expressões negativas: não, nunca, de modo algum, em hipótese alguma, etc.; Exemplo: As partes não se obrigam a atuar de modo que as suas declarações...;
- Pronomes indefinidos: alguém, nada, algum, outro, diversos, etc.; Exemplo: Muitos se desencantaram com as condições...; Alguns, entretanto, se propuseram...;
- Pronomes interrogativos: quem, qual, onde; Exemplo: Quem se responsabilizará por tais danos?
- Pronomes relativos: quem, qual, que, cujo, onde e quanto; Exemplo: A posse espelhará o modo por que se exerce o direito de propriedade (por que = pela qual);
- Advérbios: talvez, ontem, pouco a pouco, de quando em quando; Exemplo: Dai se infere que, independentemente da situação em que se estiver...;
- Conjunções subordinativas: quando, se, como, porque, que, enquanto, embora, logo que, etc.; Exemplo: Quando se refere à responsabilidade...;
- OBSERVAÇÕES: Frases optativas (Quando exprime desejo); Exemplo; Bons ventos o levem! / Deus o proteja! / Proposição em+gerúndio; Exemplo: em se tratando da alteração compulsória...;
Ø EXERCÍCIOS:
01 – Assinale a alternativa correta quanto ao uso de pronomes e justifique cada uma das alternativas (da possibilidade ou impossibilidade de tal colocação):
A) No local do crime, tudo encontrava-se como no instante do evento.
RESPOSTA: Errado, próclise, pronome indefinido. Tudo se encontrava.
B) O réu atirou-se aos pés do magistrado, pedindo-lhe demência.
RESPOSTA: Certo, ênclise.
C) A informação que vem-nos por sua iniciativa é suficiente para solucionar a questão.
RESPOSTA: Errado, pronome relativo. A informação que nos veio.
D) Teria-me lembrado, se me houvesse explicado.
RESPOSTA: Errado, é mesóclise – futuro do pretérito. Ter-me-ia.
E) Em tratando-se de contrato, ele é especialista.
RESPOSTA: Errado, próclise (em+gerúndio). Em se tratando.
02/06/2011
Ø FORMAS VERBAIS
FORMAS: o, lo, e no do pronome oblíquo.
01 – Quando o pronome oblíquo da 3° pessoa, que funciona como objeto direto, um antes do verbo, apresenta-se sempre com as formas:
O – A – OS – AS
Exemplos: não o ver aqui para mim é doloroso.
Nunca a encontramos aqui
02 – Se a forma verbal termina em vogal ou ditongo oral, o pronome mantém a sua forma, isto é: o, a, os, as. Exemplo: Louvei-o
03 – Se a forma verbal termina em R – S ou Z, suprimem-se essas consoantes e o pronome assume as formas LO, LA, LOS, LAS.
Exemplo: Vê-lo para mim é difícil (ver+o > vê-lo)
Encontramo-la na rua (Encontramos+a)
04 – Se a forma verbal termina em ditongo nasal, o pronome assume as formas: NO, NA, NOS, NAS.
Exemplo: Dão-no, tem-no, Põem-na.
OBSERVAÇÃO: Essa alteração não ocorre com os pronomes te, lhe e lhes. Exemplo; Fizemos-lhe; propusemos-te;
Ø REVISÃO PARA PROVA
Leia o seguinte trecho de Guimarães Rosa:
“Na manhã de um dia em que brumava e chuviscada, parecia não acontecer coisa nenhuma. Estava-se perto do fogo familiar, na cozinha, aberta, de alpendre, atrás da pequena casa. No campo é bom, é assim: Mamãe ainda de roupão, mandava Maria Eva estrelar ovos com torresmos e descascar mamões maduros’.
*destaque por orações.
(Considera-se que o verbo estava e mandava, repetem-se de forma oculta no decorrer do período, Se determina as orações pela quantidade de verbo, três orações formam um período.).
01 – Responda:
A) Quantos períodos há nesse trecho? São 3 períodos.
B) Dê o número de orações, especulando cada verbo. São 10 orações.
C) Há alguma frase nominal? Se houver, diga qual é e por que classifica com tal. Resposta: Mamãe ainda de roupão, mandava Maria Eva estrelar ovos com torresmos, porque quem manda, sempre mandará em alguém.
02 – Leia ao texto para responder ao que se pede.
O encanto das viagens está na própria viagem: a partida e a chegada são meras interrupções num velho sonho atávico de nomadismo.
QUINTANA, Mário. Das viagens In: Resia Completa, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006 p. 835.
A) Encontre os verbos que aparecem no texto e diga qual o sujeito de cada um, destacando seus núcleos. Resposta: esta que possui como sujeito o encanto; partida e chegada das pessoas.
B) Crie uma ração qualquer para dar sequência ao texto, utilizando um verbo que tenha sujeito oculto, que já tenha sido mencionado na oração anterior. Resposta: Esta viagem sobre sonhos vãos.
Ø EXERCÍCIOS
01 – Assinale a alternativa cuja frase está incorreta e justifique o porquê das correções e o porquê da incorreção:
A) Levem-no daqui; RESPOSTA: Certa, possui som de ditongo nasal
B) Põe-nas no lugar próprio; RESPOSTA: Certa, porque termina em ditongo nasal.
C) Perdou-lhe imediatamente; RESPOSTA: Certo, pois perdoou a ele ou lhe, devido a ser um objeto indireto, assim, sendo à exceção da norma.
D) Tem-no contigo? RESPOSTA: Certa, termina em som de ditongo nasal.
E) Vi-lhe na cidade, há dias; RESPOSTA: incorreta, pois deveria ser acrescido de um o, pois se pergunta o que eu vi! E também por terminar em vogal.
02 – Assinale a alternativa em que o pronome está incorretamente colocado e justifique:
A) Jamais esponhas-te ao perigo com tanta imprudência; RESPOSTA: é um caso de próclise, pois jamais solicita o pronome antes, devido a apresentar sentido negativo. A frase correta fica Jamais te esponhas...
B) Eis o que me falaram aqueles que te acusaram; RESPOSTA: todo pronome relativo atrai próclise, por isso o me e te estão antes do verbo.
C) Nunca me ergas tanta a voz; RESPOSTA: é uma próclise e está antes do verbo devido ao pronome negativo.
D) O que te pedi / peço / que me entregues o quanto antes; RESPOSTA: pronomes relativos atraem próclise, por este motivo antes do verbo, primeira frase e na segunda é uma conjunção subordinativa que também pede próclise, ou seja, o pronome antes do verbo.
E) Os livros de que te falei já chegaram da Europa; RESPOSTA: pronome relativo atrai próclise, colocação antes do verbo.
03 - Assinale a frase incorreta quanto à posição do pronome: E justifique:
A) Quando lhe ofereceram o cargo, por que você não o aceitou? Resposta: pronome relativo atrai próclise, por este motivo encontra-se antes do verbo.
B) Seria preciso que exclui-se aquele mal elemento;
C) Se te afastares do posto, perde-lo-ás;
D) Faça-o como te ordenara;
E) Se pudesse, contar-vos-ia o que nos aconteceu;
09-06-2011
Tão novo e já pendurou as chuteiras
I E não foi só ele. Milhares de brasileiros penduraram as chuteiras mais cedo por problemas cardiovasculares.
II Hoje 20% da população adulta brasileira é hipertensa, 12% é diabética e 30% tem colesterol elevado.
III Essas doenças, associadas a tabagismo, obesidade, estresse e vida sedentária levam ao óbito por problemas cardiovasculares, que correspondem a 32% de todos os óbitos.
IV Não seja mais uma vitima das doenças cardiovasculares.
V Procure seu médico e siga sua orientação.
Fonte: Veja 23/06/99
(v) As formas verbais seja, procure e siga estão no imperativo, terceira pessoa do singular. E podem ser entendidas como um conselho ao interlocutor.
(v) As formas verbais foi e é são respectivamente, dos verbos ir e ser; a primeira no pretérito e a segunda no presente.
(v) A palavra composta cardiovasculares pode também ter seus elementos usados separadamente: cardíacos e vasculares.
(v) A palavra vitima possui um só gênero gramatical para indicar tanto seres do sexo feminino quanto do masculino, o que abre a possibilidade de o interlocutor do texto ser tanto homem quanto mulher.
2) Assinale a alternativa em que não haja erro de conjugação de verbo.
a) Em pouco mais de três meses, a lesão do jogador poderá estar curada, se ele manter adequadamente o tratamento.
b) O moderador interviu assim que ficou a par dos problemas técnicos.
c) Se a Patrícia previr tempo seco para o litoral, haveremos de descer a serra antes de o sol nascer.
d) Leocádia estava terrivelmente irritada. Tinha ganas de dizer a Alberto tudo o que ele merecia. Mas se deteu, esperando oportunidade melhor.
e) Quando o negociador propor uma saída honrosa, será o momento de todos o aplaudirmos.
3) Naquele exato momento sentiu o peso da responsabilidade. Sabia que o pai o chamara para aquela conversa com a intenção de saber dele o que pretendia fazer da vida, passados os primeiros dias de euforia pela conclusão do curso. Feita a pergunta, de modo claro e objetivo, só conseguiu responder que começaria o mais breve possível a ladainha das entrevistas que tinha marcado nas clinicas que visitou há meses.
Os verbos que indicam corretamente a sucessão cronológica dos fatos narrados são, nessa ordem:
a) Sabia, sentiu, chamava;
b) pretendia, sentiu, sabia;
c) Tinha marcado, sentiu, visitava;
d) Chamava, sentiu, começaria;
Pretérito Perfeito (ontem)
EU ESTUDEI | ESTUDARAM – M= ESTUDARA= PRETÉRITO MAIS QUE PERFEITO |
TU ESTUDASTE | ESTUDARAM – AM= ESTUDAR= FUTURO DO SUBJUNTIVO |
ELE ESTUDOU |
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NÓS ESTUDAMOS |
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VÓS ESTUDASTES |
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ELES ESTUDARAM | ESTUDARAM – RAM – SSE = ESTUDASSE PRET. IMPERFEITO SUBJETIVO |